Pesca Esportiva: Paciência ou Persistência - Missão Pesca
(11) 99700-3474
Missão Pesca - Agência de Viagens | Eduardo Lacerda

BLOG

Pesca Esportiva: Paciência ou Persistência

Pesca Esportiva: Paciência ou Persistência

Que Isca - Curva de Rio

A frase que diz que pescador é paciente é verdadeira, mas quando se trata da pesca esportiva, a persistência não fica para trás.
A reflexão surgiu por ocasião da pesca que realizei recentemente com os amigos do canal Curva de Rio, do Youtube.
Não resisti a escrever sobre isso diante da reação do João MMMV, que faz parte do canal, ao perder seu quarto peixe monstro.

A gente estava em busca dos tucunarés, numa expedição com o Barco Hotel Princesa Kalyne, e o João já havia fisgado quatro peixes muito fortes. Quando o último escapou, o João tentou dizer que nem ligava. Mas a reação foi hilária. Ele dizia isso, enquanto tirava o boné, o buff, largava a vara de pesca no barco… Tudo indicava que ele tinha desistido.

Sentou quieto, recapitulou o que havia passado e, por fim, xingou! Kkkkk Quem não faria!

Mas nosso assunto é persistência e ele voltou a pescar. Como os vídeos de pesca esportiva sempre mostram o melhor peixe no final, não é à toa que o resultado dessa persistência tá lá no finalzinho. E olha que tem muito peixe bom e ainda um santuário de pirararas bebês! Imperdível!!!
Além do João, o Curva de Rio é formado pelo pescador Cleber Ferreira e pelo biólogo Richard Rasmussen. Como o Richard não estava nessa viagem, eu e o amigo uruguaio Damián César – do canal Pesca Salvaje – entramos como convidados.
E, num dos dias, nossas virtudes tiveram que ser exercitadas logo de manhã. O mundo caia em água quando acordamos pra pescar. E aí… o que fazer? A solução seria exercitar a persistência ou a paciência?

Bom… A paciência é a virtude de quem não perde a calma e suporta algo sem reclamar. E a gente soube esperar… Mas reclamamos. kkkk.

 

Em algumas técnicas de pesca, como a que utiliza redes estendidas, a paciência é realmente mais evidente. Após estender a malhadeira, por exemplo, o pescador profissional precisa dar o tempo certo para que os cardumes cheguem e sejam capturados pelo equipamento que está instalado.
Mas em nosso estilo, a situação muda bastante.

Não existe pesca esportiva sem ação. E, quando pensamos em atividade, talvez a persistência seja mais evidente.

Tudo bem que , mesmo na pesca esportiva, algumas situações são mais tranquilas. Na pesca de peixes de couro, temos sim que ter paciência. Mesmo assim é comum que o pescador se empenhe em muitas atividades. É preciso experimentar diferentes tipos de isca, variar o ponto de pesca, arremessar muitas vezes. Lançar a isca uma só vez e simplesmente esperar não é eficiente.
Outros estilos, como a pesca com iscas artificiais ou então a pesca de fly, chegam a exigir realmente atividade física.

A persistência fica evidente quando a quantidade de arremessos ultrapassa facilmente os quinhentos em um único dia. O trabalho é intenso.

Quando utilizamos iscas pesadas, com as hélices, é comum que o pescador precise de períodos de descanso ou pelo menos tenha que utilizar iscas mais leves em alguns momentos.
Usar corretamente as técnicas ajuda a evitar o desgaste físico nessa hora.
Mas, independentemente da técnica, da modalidade ou mesmo do tipo de peixe, o pescador sempre vai precisar exercitar suas virtudes fundamentais. Paciência e persistência.

 

Missão Pesca - Que Isca Missão Pesca - Que Isca Missão Pesca - Que Isca

 

 

 

 

Compartilhe esse artigo

Endereço

Av. Benedicto C. Andrade, 1007 - BL 15, AP 122 - Jundiaí - SP, 13212-070

Telefone

(11) 99700-3474